O Canto das Palavras


pensador.info ______________________________________________________________________________________

sábado, agosto 9

O SHOW DA ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS NA CHINA

Fonte http://herlkeson.blogspot.com/2008/08/fotos-de-abertura-dos-jogos-olimpicos.html


Ontem assisti em total deslumbramento o espetáculo idealizado e personificado pelos chineses de olhinhos rasgados e pequenos, mas de uma visão ampla, estrastosférica, que vislumbra além, muito além do horizonte.

Que foi aquilo meu Deus? Que Magnifico, que esplendoroso, que estupendo!

Confesso que fui uma atleta que viveu no seu tempo errado.

Gostava de vestir o meu tênis, prender meus cabelos num rabo de cavalo e partir para o confronto.

Lutava pelas medalhas que não eram de bronze, prata ou ouro - eram de um metal dourado, baratinho mesmo, mas que pra mim significavam muito: a recompensa pela minha dedicação e esforço.

Saía de casa cedinho, escuro ainda, e seguia para a ACM na Nestor Pestana para o curso de Saltos Ornamentais na piscina aquecida. Depois seguia a pé para o trabalho - um escritório que ficava bem próximo e à noite, antes do cursinho, voltava ao clube para treinar. Jogava Volley e Basket Ball e ainda praticava natação e ginástica. Antes da ACM, menina ainda, já havia participado de vários torneios pela escola. Mas foi lá pelos 17 anos que passei a me dedicar com maior afinco ao esporte. Ganhei campeonatos de ginástica rítmica e Saltos e tenho guardadas entre meus tesouros, as medalhas já não tão amarelas e os Certificados de Participação nos jogos.

Mas aquele não era meu tempo, não tinha recursos para me dedicar unicamente ao esporte. Tinha que trabalhar duro para pagar o Cursinho e a Faculdade que viria depois, mas mesmo assim dedicava todo o tempo livre para as atividades desportivas. Apesar de gostar e participar de muitas modalidades, acredito que teria me saído muito bem na natação. Os professores diziam que eu devia participar de campeonatos e me dedicar mais a esse esporte pois tinha vitalidade, técnica e velocidade nos movimentos. Ah, bem que eu gostaria mesmo..... mas há 30 anos atrás não havia tanto empenho das autoridades e acredito que mesmo hoje, ainda há muita dificuldade em se conseguir patrocínio que ampare e de condições a esses nossos heróis.
É não deu! Mas não me tornei uma ex-atleta frustrada não.
Gosto de acompanhar os esportes pela TV e em época de Pan, Olimpíada e Copa do Mundo eu viro madrugadas acordada para assistir aos jogos e exibições. E torço muito, e grito, e choro com o Hino Nacional cantado com emoção pela seleção brasileira (impossível não lembrar do nosso Airton Senna, o nosso grande campeão que dava aulas de civilidade, algo tão em desuso pelos brasileiros, especialmente os que circulam no centro do poder, em Brasília). Vibro com os saltos magníficos das nossas ginastas que parecem flutuar como uma fada dos contos da minha infância, de tão suaves, de tão ágeis, de tão encantadoras; com a beleza e disciplina das meninas do nado sincronizado; com a força e agilidade dos ginastas masculinos que extrapolam as leis da gravidade, pairando alguns segundos no ar como se tivessem asas transparentes que lhe dessem sustentabilidade para tal - vc já viu Diego Hipólito, nosso grande medalhista, quando faz o triplo, flutua suspenso em milésimos de segundos e cai deitado, levantando-se num único salto?
Me pergunto como pode isso?
Pode!
Pode sim, com muito empenho, com muita luta e com muito amor pelo esporte e por um País que deveria investir muito mais nessa juventude.
O esporte é saudável e agregador. Quanto mais se investe e se divulga nesse setor, mais crianças e jovens se interessarão em praticar uma modalidade que os agrade e quem sabe, se tornar um grande desportista e mesmo que não se torne um campeão de medalhas, certamente será um vencedor por não ter percorridos outros tortos caminhos como de muitos que vivem nas ruas em delito, custeados pelo trafico e pelo crime.
Acorda Brasil! Acordem Autoridades!
Desempenhem com civilidade o que esperamos de vocês: Respeito e amparo aos nossos pequenos, oferecendo-lhes estudo, saúde e ESPORTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário